O câncer é uma doença complexa, segundo a Sociedade Brasileira de Cancerologia (SBC) são mais de 200 tipos. Isso implica em diferentes condições a cada paciente, o que requer um atendimento especializado que possa garantir um tratamento que atenda todas as necessidades do paciente.

Esse tratamento é possível através de uma abordagem multidisciplinar que reúne uma equipe especializada composta por médicos, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros, dentistas, farmacêuticos entre outros profissionais de saúde.

O tratamento quando realizado sob diferentes perspectivas de uma equipe multidisciplinar, pode oferecer ao paciente um cuidado humanizado, mais próximo e que considere não só os aspectos fisiológicos da doença, mas a saúde mental do paciente e seu contexto social e familiar. 

A presença da equipe multiprofissional durante o tratamento oncológico proporciona mais qualidade de vida ao paciente, uma adesão ao tratamento, controle de sintomas, prevenção ao câncer, reduzindo tempo para realização de exames e tratamentos complexos.

Entre os profissionais da equipe, podemos citar alguns profissionais e sua relevância para o tratamento como o médico oncologista, profissional responsável por avaliar o tumor, identificando o seu tipo, o seu estágio e indicação de tratamento contra as células cancerígenas.

Além de nutricionistas que desenvolvem um plano alimentar adequado para o fortalecimento do paciente.  Psicólogos que atuam no acompanhamento da saúde mental do paciente e de sua família, geralmente fragilizada pela condição, entre outros profissionais que ajudam a tornar o tratamento mais eficaz e seguro.