Dia 11/10 é conhecido como o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade que promove a conscientização sobre os malefícios que a obesidade pode trazer para a saúde, aumentando o risco do desenvolvimento de doenças cardiovasculares, doenças ortopédicas e até mesmo, o câncer.
Segundo o CDC americano – Centers for Disease Control and Prevention, 40% dos novos diagnósticos de câncer estão associados com sobrepeso ou obesidade, estudos indicam que o câncer colorretal é um dos mais influenciados pelo sobrepeso e a obesidade, Um estudo publicado no American Journal of Epidemiology revelou que a obesidade e acúmulo de gordura abdominal aumentam a probabilidade de uma pessoa desenvolver câncer de cólon e reto.
Isso ocorre porque o aumento da gordura corporal e do tecido adiposo está associado ao surgimento de substâncias inflamatórias que contribuem para o aumento da resistência à insulina e o aumento da proliferação de células cancerígenas. Os altos níveis de insulina são a ligação entre a obesidade e o câncer colorretal, a insulina aumenta a captação de glicose nos tumores, impulsionando o seu crescimento.
A obesidade é uma doença que afeta milhares de brasileiros, segundo o Ministério da Saúde, em cerca de 3 anos, o país terá mais de 29 mil casos de câncer associados à obesidade, portanto, o controle do peso corporal é fundamental para reduzir as chances do desenvolvimento do câncer de colorretal.
Investir em hábitos de vida saudáveis, como uma dieta equilibrada, praticar exercícios físicos regularmente, ter uma rotina de sono adequada e realizar o acompanhamento médico para auxiliar no tratamento da doença é fundamental para garantir a qualidade de vida.