Você com certeza já ouviu falar que a mudança dos hábitos para um estilo de vida saudável ajuda a prevenir diferentes tipos de câncer. Assim, com o câncer colorretal não seria diferente.

Considerado o terceiro tipo de câncer mais frequente no Brasil, só em 2020 foram registrados 40 mil casos de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Por ter a suas causas já conhecidas, é possível estabelecer algumas práticas para serem feitas e prevenir o desenvolvimento da doença. 

Pensando nisso, vamos falar neste post sobre a importância da alimentação na prevenção do câncer colorretal e como você pode começar a adquirir bons hábitos desde já!

Câncer colorretal: causas

A origem do câncer colorretal, assim como os outros, se dá de maneira multifatorial, ou seja, ele pode se desenvolver por diversos fatores e condições, que podem variar de pessoa para pessoa.

Segundo o INCA, no entanto, alguns fatores já parecem estar relacionados ao aumento do risco do desenvolvimento do câncer colorretal, como por exemplo:

      ●     Excesso de peso e alimentação desequilibrada.

●     Idade (pessoas com mais de 50 anos);

●     Consumo excessivo de carnes processadas;

●     Histórico familiar da doença.

●     Diagnóstico de outras doenças inflamatórias no intestino, como retocolite ulcerativa crônica e doença de Crohn.

●     Tabagismo e alta ingestão de bebidas alcoólicas.

Como a alimentação pode influenciar na prevenção do câncer colorretal?

Como citamos no tópico anterior, o excesso de peso é um dos principais fatores de risco no desenvolvimento do câncer colorretal, o que já indica como a alimentação pode influenciar na doença.

Alto consumo de bebida alcoólica, carne vermelha, excesso de gorduras e alimentação desequilibrada e não saudável estão associados ao aumento da incidência de câncer colorretal. Da mesma maneira, consumir frutas, verduras, fibras e alimentos ricos em micronutrientes como ácido fólico diminui os riscos de desenvolvê-lo.

Confira a seguir os principais alimentos capazes de ajudar na prevenção do câncer colorretal:

Frutas, verduras e legumes

Algumas pesquisas já apontam que uma ingestão adequada para o organismo de frutas, verduras e legumes pode levar a uma redução do número de incidência mundial do câncer em cerca de 30%.

Isso acontece pelo efeito dos micronutrientes presentes nestes alimentos, como vitaminas, carotenóides, antioxidantes, selênio, ácido fólico e fibras.

Gorduras boas

As gorduras são excelentes nutrientes para nosso organismo e, portanto, indispensáveis. Mas, é preciso selecionar quais são elas, uma vez determinados tipos de gordura consumidas em alta quantidade podem causar o efeito inverso.

Isso porque o consumo de gordura em excesso aumenta a secreção da bile, que contém sais biliares, elementos que podem causar danos à mucosa do intestino e proporcionar o aumento celular desordenado.

Fibras alimentares

As fibras alimentares presentes em grãos, tubérculos, frutas e verduras oferecem inúmeros benefícios ao corpo humano e ao nosso organismo. Elas exercem diferentes funções no intestino e tornam o ambiente mais saudável e equilibrado, deixando-o menos propício para o desenvolvimento de doenças, como o câncer colorretal.

Como adotar uma dieta que ajude a prevenir o câncer colorretal?

Como foi possível perceber que abandonar o sedentarismo e adotar uma dieta saudável e equilibrada são componentes poderosos na prevenção do câncer colorretal. Entretanto, vale ressaltar que consultar um profissional da área para montar uma dieta personalizada é fundamental.

Isso irá garantir que você não negligencie nenhum nutriente importante para manutenção do peso e promoção da saúde. De forma geral, priorizar os alimentos naturais e evitar os industrializados e ultraprocessados já é um ótimo começo na mudança de hábitos.

Além disso, caso sinta algum desconforto na região abdominal, alterações intestinais sem causa aparente, náuseas e outros sintomas do tipo, consulte um médico para avaliação imediatamente.

Além de todas medidas de prevenção citadas acima, um diagnóstico precoce pode ser crucial no seu combate.