O câncer de estômago, ou câncer gástrico, é considerado o quarto tipo mais fatal de câncer, principalmente por seu diagnóstico ser tardio e seu desenvolvimento ser lento.
Antes de realmente aparecer, o corpo começa a ter alterações pré-cancerosas no revestimento interno do estômago, servindo como um sinal de alerta para os pacientes e médicos.
O câncer de estômago apresenta sintomas?
Inicialmente, o câncer de estômago não costuma apresentar sintomas, e quando isso acontece, eles podem variar entre:
– Perda de apetite;
– Dificuldade para engolir;
– Perda de peso;
– Azia persistente;
– Inchaço abdominal após as refeições;
– Episódios repetidos de indigestão;
– Fezes muito escuras e até mesmo com presença de sangue;
– Náuseas.
Todo câncer de estômago é igual?
Por mais que exista essa ideia de que os cânceres são todos iguais, quando falamos de câncer de estômago, conseguimos provar que isso está longe de ser verdade.
A doença pode começar em diferentes partes do órgão, o que implica diretamente nos sintomas, resultados e a melhor forma de tratamento. E dentro desse grupo, conseguimos pontuar alguns tipos:
Adenocarcinoma: considerado o mais comum, ele afeta cerca de 95% das neoplasias do estômago. Ele se desenvolve a partir das células que formam a mucosa do órgão (sua camada mais interna).
Linfoma: caracterizado como um câncer do sistema imunológico, ele normalmente é encontrado na parede do estômago, sendo que seu tratamento e prognóstico dependem muito do tipo de linfoma.
Tumor estromal gastrointestinal (GIST): esse é um tipo raro de tumor, sendo originado nas células da parede do estômago (células intersticiais de Cajal). Ele pode ser benigno ou maligno e, apesar de poder afetar qualquer parte do aparelho digestivo, é comumente encontrado no estômago.
Tumor carcinoide: originado nas células estomacais que produzem hormônios, esse é um tumor que não costuma se disseminar para os outros órgãos.
Outros tipos: apesar de muito raros, podemos pontuar alguns outros tipos de câncer que podem ser originados no estômago, como o carcinoma de células escamosas, carcinoma de pequenas células e leiomiossarcoma.